Jump to content
TheoldersBarbearia

CPU x GPU

Recommended Posts

TheoldersBarbearia

Boa noite!

Estou com dúvidas sobre os requisitos para o wartale.
 - no site informa que precisa de Windows 10/11 > 4gb ram + > Boa conexao.
Porém esses requisitos são ridículos.
Enfim, eu gostaria de saber se é mais importante uma placa de video ou processador para este jogo, pois em breve quero fazer uma upgrade de um dos 2.

- tenho visto nos gráficos do próprio Windows um uso maior de uso de GPU do que de CPU.

- Por EX.: alguem já fez teste entre uma VEGA 8 e uma RX580 ou coisa que valha desse tipo, para ver se houve algum aumento de FPS ou até mesmo nao havendo o aumento, mas pelo menos tendo FPS de mais qualidade, ou seja, um FPS sem tanta oscilação.

Obrigado

Edited by TheoldersBarbearia

TadsK

Cara, o jogo eh 10000% mais dependente na CPU do que na GPU.

mas como você falou, você pode observar no uso do seu computador, se a GPU ficar em 100% e a CPU bem baixo, aí ela vai estar te limitando realmente.

Mas qualquer GPU roda o jogo de boa.

Upgrade na CPU (principalmente uma versão X3D da amd) seria o melhor benefício.

• Like 1

xXxRazieLxXx

muito pelo contrário o jogo (como a maioria dos jogos) demanda muito mais da GPU.
Por exemplo eu tenho um Ryzen 7 5800X e uma RTX 2060.
com o jogo nas configurações de video mais altas em Etherborne que é um mapa pesado o jogo roda na casa de 120fps ~180fps
Consumo de CPU no maximo 15%
GPU 95% ~ 99%

consumo de memória relativamente baixo também.

quanto ao que vc perguntou uma RX580 é muito superior há uma vega 8. Por volta de 400%

Uma RTX2060 deve ser algo entre 50% e 60% melhor que uma RX580

• Like 1

TadsK
50 minutes ago, xXxRazieLxXx said:

muito pelo contrário o jogo (como a maioria dos jogos) demanda muito mais da GPU.
Por exemplo eu tenho um Ryzen 7 5800X e uma RTX 2060.
com o jogo nas configurações de video mais altas em Etherborne que é um mapa pesado o jogo roda na casa de 120fps ~180fps
Consumo de CPU no maximo 15%
GPU 95% ~ 99%

consumo de memória relativamente baixo também.

quanto ao que vc perguntou uma RX580 é muito superior há uma vega 8. Por volta de 400%

Uma RTX2060 deve ser algo entre 50% e 60% melhor que uma RX580

O uso da CPU tá em 15% porque o teu processador tem 8 cores e o jogo provavelmente depende muito mais da performance de um único core.

Os cálculos em MMORPGs dependem bem mais da CPU, principalmente quando tem muita informação de network pra calcular. Posição dos players, skills, npc, etc.

Como eu disse, depende da CPU e GPU que você usa. No meu caso na maior parte do tempo minha GPU fica em 20-30%.

No geral, o desempenho depende mais da CPU do que da GPU.

TimesG
On 9/17/2025 at 9:18 AM, TheoldersBarbearia said:

Boa noite!

Estou com dúvidas sobre os requisitos para o wartale.
 - no site informa que precisa de Windows 10/11 > 4gb ram + > Boa conexao.
Porém esses requisitos são ridículos.
Enfim, eu gostaria de saber se é mais importante uma placa de video ou processador para este jogo, pois em breve quero fazer uma upgrade de um dos 2.

- tenho visto nos gráficos do próprio Windows um uso maior de uso de GPU do que de CPU.

- Por EX.: alguem já fez teste entre uma VEGA 8 e uma RX580 ou coisa que valha desse tipo, para ver se houve algum aumento de FPS ou até mesmo nao havendo o aumento, mas pelo menos tendo FPS de mais qualidade, ou seja, um FPS sem tanta oscilação.

Obrigado

Here I have 2 configurations with 2 GPUs 4070 and 4080 Rog, but when entering BC on Sunday, it still lags and loses the image sometimes, sometimes it doesn't like you.

I advise you not to invest or upgrade because it doesn't fix the BC lag problem

intel-core.jpg

TimesG

pic

intel-core.jpg

intel-core.jpg

Edited by TimesG