secretfirefox 20 Report post Posted April 24, 2022 (edited) Boa noite! Recentemente ví que um jogo, Phantasy Star Online New Genesis, passaria a rodar no Linux através do Proton. Resolvi testar o Wartale com Wine no Lutris, e o resultado foi perfeito. Distro: OpenSUSE Tumbleweed Versão do Wine: 7.6 (Staging) DE: Gnome Kernel: 5.17.3-1-default Versão do Lutris: 0.5.10 Acredito que ainda tem alguns detalhes aqui e ali, mas vale ressaltar que estou rodando com Wayland através do driver Nvidia proprietário, então um driver free AMD com Xorg ou mesmo Nvidia com Xorg dará um possivelmente resultado diferente. https://imgur.com/Avf2FSr https://imgur.com/VSlkys1 https://imgur.com/GGvHMxu Edited April 24, 2022 by secretfirefox 1 1 1 Share this post Link to post Share on other sites
Lyseria 1,826 Report post Posted April 24, 2022 11 minutes ago, KriKa. said: Qual a diferença de Linux e Windows ? Windows é o BPT e Linux é o Wartale 3 Share this post Link to post Share on other sites
secretfirefox 20 Report post Posted April 24, 2022 1 hour ago, KriKa. said: Sou leiga pacas nessas fitas ai Qual a diferença de Linux e Windows ? Linux é um outro tipo de sistema operacional de código-fonte aberto. Qualquer um que entenda pode editar e trabalhar nele e obter vários resultados, e ele é desenvolvido então em comunidade. A minha razão para usar Linux, e a razão de muitas outras pessoas também, é por conta de variados bugs e detalhes do Windows que afetam um pouco o uso diário da máquina. Também há os que que creem que o Windows traz consigo muitas coisas além do que se é realmente necessário para rodar o que se precisa na máquina, e chamam isso de bloat (ou "peso" desnecessário). Acredito que a proposta das distribuições (sistemas) baseados em Linux é entregar um sistema enxuto, robusto e bem funcional. Gosto muito também da proposta visual dos sistemas, que facilita muito minha rotina de trabalho comparada com se eu fosse ter que usar exclusivamente o Windows. Também se tem muitas opções de customização para a interface, o que acaba por te dar uma liberdade muito maior pra você chegar em algo que te agrade 100%. Muito progresso tem sido feito pra permitir que jogos feitos pra Windows consigam rodar no Linux em um modo de boa compatibilidade, é sempre bom pra mim que gosto desse tipo de sistema ver isso acontecer. No momento só utilizo o Windows como principal para minhas aplicações de música e áudio que ainda não consegui fazer ter um resultado satisfatório no Linux, por esse mesmo meio de compatibilidade que mencionei antes. 7 Share this post Link to post Share on other sites
secretfirefox 20 Report post Posted April 25, 2022 (edited) Acabei de fazer alguns testes em uma máquina virtual utilizando uma distribuição Linux chamada Fedora que traz consigo a versão do Wine em 7.2 Staging. O objetivo era saber se desde essa versão do Wine o jogo rodaria, e abriu sim e funcionou, porém a performance dentro de uma máquina virtual não é das melhores. Com o intuito de facilitar as coisas, já que o Fedora costuma trazer pacotes mais recentes que o Ubuntu (o Wine do Ubuntu não rodou o game), recomendo a quem tiver interessado em testar aguardar o lançamento oficial do Fedora 36 que é amanhã. Se for necessário até faço um tutorial, já que eu mesmo vou mig.rar para lá. Pretendo utilizar o ambiente gráfico Gnome, que é até mais pesadinho, mas é o mais bonito e organizado na minha opinião. Não notei muita diferença no uso de RAM comparando com o XFce e o KDE Plasma, outros dois ambientes gráficos mais leves. O Wartale é um jogo que pede bastante processador e pouco no gráfico, então um sistema sendo mais leve na cpu e na ram fará sim muita diferença por ser mais enxuto. Edited April 25, 2022 by secretfirefox 2 Share this post Link to post Share on other sites
ChocolateTeapot 186 Report post Posted April 25, 2022 2 hours ago, secretfirefox said: Acabei de fazer alguns testes em uma máquina virtual utilizando uma distribuição Linux chamada Fedora que traz consigo a versão do Wine em 7.2 Staging. O objetivo era saber se desde essa versão do Wine o jogo rodaria, e abriu sim e funcionou, porém a performance dentro de uma máquina virtual não é das melhores. Com o intuito de facilitar as coisas, já que o Fedora costuma trazer pacotes mais recentes que o Ubuntu (o Wine do Ubuntu não rodou o game), recomendo a quem tiver interessado em testar aguardar o lançamento oficial do Fedora 36 que é amanhã. Se for necessário até faço um tutorial, já que eu mesmo vou mig.rar para lá. Pretendo utilizar o ambiente gráfico Gnome, que é até mais pesadinho, mas é o mais bonito e organizado na minha opinião. Não notei muita diferença no uso de RAM comparando com o XFce e o KDE Plasma, outros dois ambientes gráficos mais leves. O Wartale é um jogo que pede bastante processador e pouco no gráfico, então um sistema sendo mais leve na cpu e na ram fará sim muita diferença por ser mais enxuto. Gostaria muito de ver o jogo rodando aí e tbm um tutorial de como fazer isso. Em texto parece bem complicado. 1 Share this post Link to post Share on other sites
secretfirefox 20 Report post Posted April 25, 2022 (edited) 16 minutes ago, ChocolateTeapot said: Gostaria muito de ver o jogo rodando aí e tbm um tutorial de como fazer isso. Em texto parece bem complicado. Assim por texto, com explicações bem gerais, é realmente meio complicado mesmo. Mas com um tutorial simples, apesar de que ainda existirá a dificuldade de criar um pendrive bootável para a instalação do sistema Linux, as coisas devem ficar bem mais simples. Terá bastante coisa pra ler, copiar e fazer igual, mas no final o jogo estará rodando normalmente. Amanhã quando o Fedora 36 sair, eu vou instalar no meu computador e escrever um passo a passo, além de gravar um vídeo do jogo rodando no final como comprovação. Edited April 25, 2022 by secretfirefox Share this post Link to post Share on other sites
ChocolateTeapot 186 Report post Posted April 26, 2022 7 hours ago, secretfirefox said: Assim por texto, com explicações bem gerais, é realmente meio complicado mesmo. Mas com um tutorial simples, apesar de que ainda existirá a dificuldade de criar um pendrive bootável para a instalação do sistema Linux, as coisas devem ficar bem mais simples. Terá bastante coisa pra ler, copiar e fazer igual, mas no final o jogo estará rodando normalmente. Amanhã quando o Fedora 36 sair, eu vou instalar no meu computador e escrever um passo a passo, além de gravar um vídeo do jogo rodando no final como comprovação. Eu comecei a usar o Linux aqui recentemente, junto com os estudos e gostei bastante. Por isso o interesse em intalar o Wartale lá. 1 Share this post Link to post Share on other sites
secretfirefox 20 Report post Posted April 26, 2022 5 hours ago, ChocolateTeapot said: Eu comecei a usar o Linux aqui recentemente, junto com os estudos e gostei bastante. Por isso o interesse em intalar o Wartale lá. O tópico que eu quero postar, ensinando desde o que é Linux, passando por instalá-lo em sua máquina de maneira simples, até chegar a rodar o jogo por lá, já está escrito. Ficou enorme, mas está bem detalhado passo a passo para que seja fácil de entender, mas precisa ter paciência e seguir tudo a risca por que o tópico realmente ficou longo. Eu até coloquei algumas imagens pra facilitar; apesar de elas serem capturas da versão Beta do Fedora 36, o processo é o mesmo. No final, terá um sistema funcionando e pronto pra fazer os ajustes finais e rodar esse e outros jogos. Farei um tópico novo, para organizar melhor, assim que sair a versão 36 ainda hoje. Esse tutorial foca nessa versão do Fedora por conta de ele trazer os pacotes do Wine e outros mais atualizados que o Ubuntu por exemplo, por isso só funcionará com essa versão pra cima (Wine 7.2 staging pra cima). É possível fazer algo similar no Ubuntu, trazendo o Wine 7 pra ele, mas é mais involvido e cheio de coisinha, que preferi não utilizar nesse tutorial para não deixar ele mais extenso ainda. 1 Share this post Link to post Share on other sites
L 701 Report post Posted April 26, 2022 Top dms!!! 1 Share this post Link to post Share on other sites
secretfirefox 20 Report post Posted April 26, 2022 Infelizmente acabei de confirmar que o Fedora 36 só vai sair dia 3. Acho que vou postar o tutorial somente nessa data, caso não sair antes por sorte. Odeio esses atrasos. Share this post Link to post Share on other sites