neblina15 1 Posted March 15 Galera nao consigo mais jogar devido a att do DirectX11, vou comprar um pc novo quais requisitos será que devo ter como base? Share this post Link to post Share on other sites
PikaNaBunda 0 Posted March 19 On 3/14/2026 at 9:59 PM, neblina15 said: Galera nao consigo mais jogar devido a att do DirectX11, vou comprar um pc novo quais requisitos será que devo ter como base? parece um tiro no pé ter que comprar um pc novo por conta de um jogo, mas cara, procura na pichau, kabum, uns pc ali mediante a tua condição financeira, com uma placa de video boa, tem a opção de voce montar um pc Share this post Link to post Share on other sites
Imesety 9 Posted March 20 On 3/19/2026 at 12:34 PM, PikaNaBunda said: parece um tiro no pé ter que comprar um pc novo por conta de um jogo, mas cara, procura na pichau, kabum, uns pc ali mediante a tua condição financeira, com uma placa de video boa, tem a opção de voce montar um pc ué comprar pc pra jogar é um tiro no pé ? se for assim a maioria das lojas ta lascada, porque a maioria dos pcs que vende são pc gamer voltado pra jogos, seja wartale ou qualquer outro On 3/14/2026 at 9:59 PM, neblina15 said: Galera nao consigo mais jogar devido a att do DirectX11, vou comprar um pc novo quais requisitos será que devo ter como base? acredito que não é dificil um pc atual mesmo com peças mais baratas não rodar o directx 11, veja nas lojas geralmente na descrição diz, se não tiver tanta grana procure um pc com processador com placa de video integrada que vc já consegue jogar. Share this post Link to post Share on other sites
LePetitGateau 91 Posted March 20 21 minutes ago, Imesety said: ué comprar pc pra jogar é um tiro no pé ? se for assim a maioria das lojas ta lascada, porque a maioria dos pcs que vende são pc gamer voltado pra jogos, seja wartale ou qualquer outro Também não entendi a colocação do colega. Share this post Link to post Share on other sites
SyphaBelnades 34 Posted March 20 (edited) Eu sempre recomendo, se possível, comprar algo o mais proximo possivel das gerações atuais, também recomendo procurar no youtube, os melhores custo beneficios de hoje. Vários canais fazem conteúdo com testes para você ver. Indico o Adrenaline Problema é que agora é um momento ruim para se montar ou comprar pc, tiveram uma alta considerável Edited March 20 by SyphaBelnades 1 Share this post Link to post Share on other sites
erickloro 525 Posted March 21 On 3/14/2026 at 9:59 PM, neblina15 said: Galera nao consigo mais jogar devido a att do DirectX11, vou comprar um pc novo quais requisitos será que devo ter como base? Cara, kit usadinho no market place b450 com um ryzen 5 5600x safe safe 2 Share this post Link to post Share on other sites
neblina15 1 Posted March 21 5 hours ago, erickloro said: Cara, kit usadinho no market place b450 com um ryzen 5 5600x safe safe sim comprei uma ryzen5 mesmo e tive a oportunidade de testar antes, valeu as dicas de todos... Share this post Link to post Share on other sites
Itaxinhos 9 Posted March 21 On 3/20/2026 at 5:47 PM, Imesety said: ué comprar pc pra jogar é um tiro no pé ? se for assim a maioria das lojas ta lascada, porque a maioria dos pcs que vende são pc gamer voltado pra jogos, seja wartale ou qualquer outro acredito que não é dificil um pc atual mesmo com peças mais baratas não rodar o directx 11, veja nas lojas geralmente na descrição diz, se não tiver tanta grana procure um pc com processador com placa de video integrada que vc já consegue jogar. imagina que ontem seu computador rodava o game, inclusive alguns outros jogos e por conta de uma atualizacao voce precise comprar um pc novo pra jogar algo que ontem estava normal, compreende ? será que todos que tiveram esse problema do directx vao imediatamente no outro dia comprar ou ter dinheiro pra comprar pecas ou um pc pra jogar ? as vezes o cara pode ter um pc pra documentos / navegador e rodava o wartale, agora precisa gastar um pouco pra jogar um negócio que nao estava no orcamento dele pra literalmente rodar a mesma coisa que antes rodava, ja se questionou ? uma coisa é comprar um pc do nada ja ""turbinado"" pra jogo, outra é ter que comprar novamente um pc por que o seu ja rodava e parou sacas ? 21 hours ago, erickloro said: Cara, kit usadinho no market place b450 com um ryzen 5 5600x safe safe esse ryzen 5 5600x ele roda bem o wartale ? chega travar em HG ? ricartem ? ou quando tem os evento de boss / drax ? por que eu tirando essas questões o game roda tranquilo, mas por que eu ja estava vendo algumas pecas pra comprar ja tem um tempinho e ja queria dar um upgrade no pc, ia pegar a b650 com um ryzen 5 ja de 7/8 geração, 1 Share this post Link to post Share on other sites
Imesety 9 Posted March 21 4 minutes ago, Itaxinhos said: imagina que ontem seu computador rodava o game, inclusive alguns outros jogos e por conta de uma atualizacao voce precise comprar um pc novo pra jogar algo que ontem estava normal, compreende ? será que todos que tiveram esse problema do directx vao imediatamente no outro dia comprar ou ter dinheiro pra comprar pecas ou um pc pra jogar ? as vezes o cara pode ter um pc pra documentos / navegador e rodava o wartale, agora precisa gastar um pouco pra jogar um negócio que nao estava no orcamento dele pra literalmente rodar a mesma coisa que antes rodava, ja se questionou ? uma coisa é comprar um pc do nada ja ""turbinado"" pra jogo, outra é ter que comprar novamente um pc por que o seu ja rodava e parou sacas ? Isso acontece com todo jogo, de ir evoluindo e consequentemente não rodar em certas maquinas, esse jogo foi lançado em 2001, somente agora foi lançado atualizações gráficas que não são grandes coisas, o directx 11 é praticamente o básico pra rodar jogo hoje em dia, a não ser que entre em jogos ou servidores velhos que usam engine de 20 anos atrás, infelizmente quem acha que vai continuar jogando jogos em uma torradeira fica difícil mesmo, tenho um mini pc que comprei no aliexpress por 1000 reais a 4 anos atrás e rodo o wartale nele sem problemas, sobre questões financeiras acredito que se ele não tivesse condições de comprar nem viria aqui perguntar isso 1 Share this post Link to post Share on other sites
erickloro 525 Posted March 21 18 minutes ago, Itaxinhos said: esse ryzen 5 5600x ele roda bem o wartale ? Sim mano, nao sei só ele, acho que uma ram e uma gpu decente tbm sao necessárias em algumas situações Share this post Link to post Share on other sites
frozza 78 Posted March 21 On 3/14/2026 at 8:59 PM, neblina15 said: Galera nao consigo mais jogar devido a att do DirectX11, vou comprar um pc novo quais requisitos será que devo ter como base? Recentemente troquei de placa de vídeo por achar que era isso que estava causando lag no Wartale, mas o problema era apenas os hertz do monitor. Trave os hertz em 60hz, isso já vai resolver teu problema com lag. Pelo menos umas 10 pessoas da tag em que jogo resolveu o problema apenas fazendo isso. 1 Share this post Link to post Share on other sites
Itaxinhos 9 Posted March 22 2 hours ago, erickloro said: Sim mano, nao sei só ele, acho que uma ram e uma gpu decente tbm sao necessárias em algumas situações que eu saiba o jogo nao ocupa mt da gpu, mas tenho uma rtx3060 de 12gb da asus 2 hours ago, frozza said: Recentemente troquei de placa de vídeo por achar que era isso que estava causando lag no Wartale, mas o problema era apenas os hertz do monitor. Trave os hertz em 60hz, isso já vai resolver teu problema com lag. Pelo menos umas 10 pessoas da tag em que jogo resolveu o problema apenas fazendo isso. vou testar Share this post Link to post Share on other sites
Itaxinhos 9 Posted March 22 4 hours ago, frozza said: Recentemente troquei de placa de vídeo por achar que era isso que estava causando lag no Wartale, mas o problema era apenas os hertz do monitor. Trave os hertz em 60hz, isso já vai resolver teu problema com lag. Pelo menos umas 10 pessoas da tag em que jogo resolveu o problema apenas fazendo isso. fiz um teste aqui mais um conjunto de coisas, coloquei o monitor em 60hz, e fiz uns ajustes nas configurações, do game, vou tentar deixar os prints das minhas configs, e sinceramente nunca joguei o jogo tao liso numa HG ou até mesmos nas cidades, minha nossa senhora, eu até ia pegar o ryzen 5600, economizei milao https://imgur.com/3PvEpEa https://imgur.com/jjAOqu7 https://imgur.com/edgWkUN site nao estava me deixando colocar o link das 3 imagens, mas coloquei aqui a configuração que eu deixei pro jogo ficar bom ps: as HG eu fazia com 4 fps, hoje eu fiz com 80, dps dessa mudança 2 1 Share this post Link to post Share on other sites
ace1 399 Posted March 22 4 hours ago, frozza said: Recentemente troquei de placa de vídeo por achar que era isso que estava causando lag no Wartale, mas o problema era apenas os hertz do monitor. Trave os hertz em 60hz, isso já vai resolver teu problema com lag. Pelo menos umas 10 pessoas da tag em que jogo resolveu o problema apenas fazendo isso. @Senpai que tal testar o wartale hardcoded em 60 fps, e ver se os players em geral notam diferença significativa? No caso desse player travar o FPS em 60 foi mais eficiente que upgrade de gpu... Share this post Link to post Share on other sites
frozza 78 Posted March 22 37 minutes ago, Itaxinhos said: fiz um teste aqui mais um conjunto de coisas, coloquei o monitor em 60hz, e fiz uns ajustes nas configurações, do game, vou tentar deixar os prints das minhas configs, e sinceramente nunca joguei o jogo tao liso numa HG ou até mesmos nas cidades, minha nossa senhora, eu até ia pegar o ryzen 5600, economizei milao https://imgur.com/3PvEpEa https://imgur.com/jjAOqu7 https://imgur.com/edgWkUN site nao estava me deixando colocar o link das 3 imagens, mas coloquei aqui a configuração que eu deixei pro jogo ficar bom ps: as HG eu fazia com 4 fps, hoje eu fiz com 80, dps dessa mudança Se eu soubesse antes eu não teria comprado outra placa kkkk Eu tinha que jogar sem efeitos e sem as sombras ativado, depois que fiz isso agora consigo jogar liso com qualidade boa e efeitos ativos. Share this post Link to post Share on other sites
TheoldersBarbearia 11 Posted March 25 posta qual a configuração do seu pc - placa de video - processador - memoria - placa mae - disco/ssd/nvme ai te falo se vale a pena melhorar esse ou buscar algo novo, e as vezes um kit padaria com Xeon resolve, pois o wartale é um jogo mal otimizado, principalmente no EB. Share this post Link to post Share on other sites
erickloro 525 Posted March 25 11 hours ago, TheoldersBarbearia said: posta qual a configuração do seu pc - placa de video - processador - memoria - placa mae - disco/ssd/nvme ai te falo se vale a pena melhorar esse ou buscar algo novo, e as vezes um kit padaria com Xeon resolve, pois o wartale é um jogo mal otimizado, principalmente no EB. Aparentemente foi solucionado mano Share this post Link to post Share on other sites