Jump to content
Sign in to follow this  
fernando

Opinião de vocês!

Recommended Posts

fernando

Bom dia/tarde/noite galera! Então, to aqui pra discutir um assunto que deve afetar metade da galera que joga o Realm: Escolha Profissional.

Eu por exemplo, não tenho a mínima ideia do que quero fazer da vida ainda, tenho em mente algo com informática, porém não sei ao certo o que é. E nos últimos dias ae ando meio que desanimado com essa ideia (não sei se foi porque não consegui entrar em um curso que queria ai, sei lá). Às vezes penso em ser professor, porque gosto de ensinar coisas pro pessoal e ajudar as pessoas, mas daí penso também em fazer algo de informática e daí acabo não pensando em nada concreto.

Queria saber de vocês, como que vocês escolheram a carreira que iam/irão seguir? foram pelo gosto pela profissão ou pela grana que proporciona? Com quantos anos vocês já tiveram mais ou menos essa ideia de que "ah, é isso que quero então vou fazer isso" e como não pensaram se não podia ser outra coisa ao invés disso? Com quantos anos você começou/pretende começar a estudar um curso/faculdade? E a galera que ainda não sabe o que fazer, já tão vendo mais ou menos ou ainda tão tranquilos em relação a isso ?

obs: se não for pedir demais, que a galera não zoe ae o tópico, queria a opinião de cada um ae pra eu ter mais ou menos uma ideia pra mim também :)

L

Apesar de ter afinidade e gostar de sociologia/geografia/história/filosofia, meu gosto maior é pelas loucuras das exatas e biológicas, vou colocar minha nota do Sisu na UFMG e UFOP (engenharia civil/minas respectivamente), medicina na UNICAMP, engenharia de petróleo na USP e UFES, engenharia quimica no IME, medicina na UFSC e tô vendo se vou conseguir fazer a PUC de BH/UFPR/UFRGS. Desde os 15 eu já sei mais ou menos o meu rumo, pretendo entrar esse ano (17)

-HONOME-

Olha a escolha é dificil mesmo, eu fiz por influência da minha família, e fazendo  uma média entre o salário e a profissão em si.

Eu escolhi Direito e pretendo ser Juiz, queria isso +- desde pequeno e tal mas me decidi na hora H suahsuha, mas também gosto de designer e essas coisas de informática.

Pra mim não adianta você trabalhar em algo que goste, mas não poder comprar ou fazer as coisas que gosta por falta de dinheiro, é preciso achar um balanço entre essas coisas.

até mesmo porque um dia você pode ter filhos  e não vai conseguir proporcionar algo que gostaria pro seu filho ou pra sua mulher se não tiver um salário bom...

MrCrowley

Eu sempre me identifiquei com tecnologia, já pensei em diversas profissões e a maioria por "dinheiro", no mundo que vivemos hoje uma boa remuneração é fundamental... mas depois que vi a "programação" me apaixonei, criar um sistema operacional ou ate uma engine, programar um sistema para empresas, achei esse mundo fascinante, nunca gostei de matemática na escola, pois eu gostava de coisas funcionais e não ficar aprendendo coisas que nunca seriam usadas  a não ser em determinadas profissões, quando comecei a ver "Binários", "Hexadecimal" vi que era isso que eu queria para mim. uma ótima remuneração como programador e fazendo o que gosto, meu objetivo e programar games... ver algo que eu fiz nas mãos de milhares de jogadores.

começo do ano já entro na faculdade de Ciências da computação e seguindo ela de sistemas de informação pois uma esta ligada a outra podendo cortar as matérias e terminando 2 faculdades em 5 ou 6 anos.

fernando

Algum conselho pra quem ta bem perdido no que deseja fazer ?

E como fica a questão do quartel de vocês? Vocês já tem gente pra tirar ou ainda não pensaram nisso ?

Fack

Man, então não tenho muito a falar sobre isso, por que eu no meu terceiro ano, estava em duvida entre o que seguir onde eu não sabia se iria cursar Educação Fisica (algo que eu queria desde quando era pequeno), Nutrição ou Publicidade, onde eram as três matérias onde eu tinha um grau de afinidade. Fiz vestibular para Publicidade, entretanto mudei, por analisar não agora, mas sim o futuro, imaginei o que eu iria receber, porque ,sinceramente, antes você terá que juntar tudo, sendo não só o que você gosta, mas sim com a parte financeira, então foi isso que eu fiz, e infelizmente fiz uma escolha errada indo para Engenharia de Produção, pois pensei apenas no retorno financeiro e matemática era algo pelo qual nunca foi o meu forte, pensei que iria recuperar o meu ensino médio, mas não deu certo e abandonei. Agora eu estou cursando direito, algo que é uma area que é muito grande, e onde precisa-se de um grande grau de leitura que para mim, todos os cursos teremos que ler, então optei por direito, pelo fato da area ser ampla, agora pretendo ao fim do curso me jogar nos concursos, com foco maior em Delegado federal ou desembargador.

-HONOME-

Algum conselho pra quem ta bem perdido no que deseja fazer ?

E como fica a questão do quartel de vocês? Vocês já tem gente pra tirar ou ainda não pensaram nisso ?

cara, faz assim, separa em 2 grupos as coisas que você gosta ou não odeia e as coisas que você odeia e não suporta (no meu caso eu odeio exatas então nem perdi meu tempo) então nem perca o seu...

ai você ve  dentro das que você gosta ou não odeia uma que tenha um salário legal entendeu?

se  você buscar somente por afinidade com a profissão ou somente por salário nada vai dar certo...

fernando

tá tipo assim, respondendo o Keshy e o -HONOME-:

Eu atualmente jogo só e ajudo minha mãe na empresa dela e talz (é confecção de roupas). Tá, tá tranquilo pra mim, eu acho de boa lá. Mas não é o que quero, até porque tenho alergia aquelas penugem que sai dos tecidos e essas coisas, aí é complicado pra mim, mas pra tirar uma graninha extra por mês já ajuda. Eu como já disse, só jogo jogos

no pc. Mas uns meses atrás aí fui dar uma pesquisada na parte de criação de site, me interessou e talz. Aí até cheguei a criar um site beem basicão só em html pelo bloco de notas, nada muito profissional. Aí beleza, eu queria ir atrás disso né, achar um curso pra ficar mais fácil de achar um trabalho nessa área. Problema que não tem quase nenhum curso de informática aqui que SÓ seja de web designer, quer dizer, ter até tem, mas o curso pelo que me falaram é R$2.000,00 e parece que não é nem 1 mês de curso. Fiquei meio na dúvida, porque gastar R$2.000,00 assim numa tacada é foda. Aí deixei assim mesmo. Aí fui procurar sobre programação e talz, aí achei um curso gratuito, que por sinal tem bastante por aqui, aí tentei vaga nele, era de desenvolvimento em PHP, aí fiz as seletivas tudo certinho, mas sexta me mandaram e-mail dizendo que não fui aprovado (Minha mãe falou que podia ser por causa do quartel e talz, depois pensei melhor e verdade, pode ser por causa do quartel). Aí meio que me deu uma desanimada isso de informática. Mas acho que é a área que eu mais me daria bem. Porque por exemplo, já tentei ver se eu tinha afinidade com as outras profissões só pensando e talz (não vendo matérias nada), mas tipo, EU acho que não vou me dar muito bem, mas também nunca tentei fazer um curso nada pra ver se eu gosto ou não. Mas daí tenho medo de começar um curso de algo que não sei se vou gostar, acabar saindo do curso e ter sido tempo perdido a toa. E antes de uma faculdade, quero fazer um curso técnico pra ver se realmente é aquilo que quero mesmo.

É isso, esperando a resposta de vocês :))

Fack

Man, a melhor coisa a se fazer nesse momento é você separar as coisas pelas quais você é bom e outras, faz até teste vocacional, mesmo que eu não veja isso como uma grande coisa, ajuda nem que seja o minimo, mas assim se você visa Web Designer eu lhe aconselho a fazer uma área mais ampla que no caso é Design Gráfico e se quiser algo mais amplo pode se jogar na própria Publicidade, pelo fato de que uma área ampla você terá uma maior possibilidade de fazer algo e não ficar preso apenas a uma parte, mas sim procurar vários jeitos, e pelo que você disse eu lhe aconselharia a se jogar em Design Gráfico ou Desenho Industrial (algumas universidades utilizam este nome, porém procure se informar antes, pois pode ser Design Gráfico ou Design de Objeto), porque lá você pode trabalhar não só como web designer, mas sim na área de publicidade, na área dos próprios jogos, você terá um exacerbado estoque para correr atrás dos seus ideais.

fernando

É, porque tipo, Informática em geral tem um monte de áreas, é só tu escolher alguma que tu se encaixe e talz. Por mim mesmo, poderia ser qualquer uma (falo isso agora porque não entrei em nenhuma a fundo pra ver). Problema que to na dúvida em qual delas escolher DD:

Outra coisa que esqueci de postar ali no que gosto de fazer é tipo ajudar a galera e talz, ensinar, uma profissão que eu veria que talvez eu gostaria seria ser professor (em especial Inglês, porque é a matéria que mais gosto). Foda que o salário de professor no Brasil não é lá muito bom pelo que dizem. A vantagem de pegar na área de professor é que tu pode atuar tanto em escolas como podes fazer uns bicos por fora dando aula particular (se te sobrar tempo).

obs: teste vocacional eu fiz, mas tem umas lá que achei que não iam ser nada haver comigo koasopkaskopsaokpsa (nunca procurei nada sobre, mas vendo assim não achei nada haver). Tá certo que tipo, tem profissões que eu nem sei o que faz exatamente no dia a dia ai fico dizendo que não vou gostar... mas teria que dar uma olhada também pra ver do que se trata. Mas tem algumas mesmo que olho e digo: "não, isso não é pra mim" okasokpsakopaskop

andreharel

cara , escolhi a minha conversando com amigos e enfim ainda nao estou formado mas estou gostando demais ... curso aviação civil , ja tenho 1 habilitação concluida... tente visitar feiras de matérias especificas pra ver em qual vc se indentifica

Keshy

tente fazer algo que vc goste (se caso vc goste d bate punheta não não não... nem pensei em um emprego relacionado a isso)

eu estou em duvidas se faço redes ou psicologia :/

fernando

Cara, cheguei a ver isso de redes (é de informática né? se não for esquece o resto que vou escrever depois disso). Mas achei muito sei lá, não entendia com o que que mexia e não entendo até hoje aksokpasopkaskopsa. É tipo interligar internet em vários pcs, como é que é ?(desculpa a ignorancia e não ter procurado)

Ciroc

Você não terá uma opinião formada ate que você curse algo ou teste aquela área. Não adianta você falar que gosta de ser professor ou ensinar se a remuneração não for boa. Você tem que pensar grande, ver o que vai dar certo quando você concluir o curso, qual área o mercado esta precisando mais, qual área ira te dar uma remuneração que te de uma qualidade de vida boa. Pesquise, na base de sugestões aqui você não ira tirar muita coisa. Se realmente estiver na duvida, faça Administração que eh um curso que foca muitas áreas.

rezinha

Ois! Bom, na minha opinião, eu acho que você deve fazer aquele ramo que lhe agrade. Por mais que você queira tal curso, é sempre bom deixar claro que o que você irá passar na faculdade não será igual um ensino médio, será bem mais puxado. Terá vezes que você vai tacar um foda-se e querer desistir por pensar "porra, mas não era isso o que eu pensava quando resolvi entrar nesse curso. Eu achava que seria algo maneiro", mas não é assim. O problema mais foda ainda é: se você resolve escolher um curso que não tem NADA A VER com você, mas que você vai fazer por $$$.. Não adianta você ir apenas por isso, pois vai ser infeliz.

Eu saí do ensino médio com 17 anos e fui 'obrigada' a continuar os estudos, ou seja, teria que passar em uma faculdade de qualquer jeito ou senão eu sofreria as consequências aqui na minha casa. Eu, sinceramente, até o terceiro ano eu era uma menina muito muito muito bagunceira, estudava para passar de ano msm e não para passar em uma faculdade. E em relação a que curso tentar, eu nunca tive 100% de ctz que era AQUILO que eu queria, nunca mesmo, mas gostava de ajudar os outros, gostava de dar opinião pessoal para os outros, eu sentia uma certa abertura das pessoas para abrir sua vida pra mim. Com isso, eu meio que pensava em tentar psicologia, até pq eu conhecia pessoas que eram psicólogas e adooooram o que fazem. Porém, entretanto, todavia, é um curso infelizmente muito caro para o meu bolso e tive que ser obrigada a escolher outro, já que no meu terceiro ano eu não me empenhava em passar em uma pública.. Acabei optando por pedagogia, pois era um ramo mais próximo de psicologia e por ser digamos que um ramo interessante.

Hoje estou no meu terceiro ano de faculdade e com toda ctz, me descabelando e chorando que nem louca, pois é muita muita coisa, muita pressão, muitos estágios e até que estou gostando.. Único problema: salário de um professor.

Era aonde eu queria chegar nando, se você quer ser professor, você precisa ralar muito para conseguir um emprego bom e com salário bom, pq eu, como estudante de pedagogia, indo em escolas fazer estágios, observando como são as coisas lá, não é nada fácil. É muito trabalho para pouco salário e isso você tem que entrar ciente. Na minha sala, para vocÊ ter uma ideia, tem estudantes de pedagogia que trabalham em banco ou lojas de roupas, pq ganham melhor do que um professor.. Se você contar com um salário que irá ganhar, vamos chutar uns 1300 reais, para pagar uma faculdade boa, pagar contas você ta fodido meu querido. Eu assim que me formar, provavelmente irei entrar em outro curso para ver se o negócio melhora pro meu lado hahaha

Então assim, eu como experiência própria, te indico ir para um ramo que lhe agrade, mas que não seja um que não te porcaria de dinheiro nenhum, pois querendo ou não, você um dia irá precisar para pagar suas coisas (isso se já não paga) e o negócio vai aperta pra ti. Existem várias feiras de profissões, que eu infelizmente no meu terceiro ano não me interessei nem em ir nessas feiras, mas são muuuuuuito importantes para quem está com dúvidas. Lá existem vários tipos de cursos para você poder se identificar e ver se é aquilo msm que você quer ou não :)

fernando

Ois! Bom, na minha opinião, eu acho que você deve fazer aquele ramo que lhe agrade. Por mais que você queira tal curso, é sempre bom deixar claro que o que você irá passar na faculdade não será igual um ensino médio, será bem mais puxado. Terá vezes que você vai tacar um foda-se e querer desistir por pensar "porra, mas não era isso o que eu pensava quando resolvi entrar nesse curso. Eu achava que seria algo maneiro", mas não é assim. O problema mais foda ainda é: se você resolve escolher um curso que não tem NADA A VER com você, mas que você vai fazer por $$$.. Não adianta você ir apenas por isso, pois vai ser infeliz.

Eu saí do ensino médio com 17 anos e fui 'obrigada' a continuar os estudos, ou seja, teria que passar em uma faculdade de qualquer jeito ou senão eu sofreria as consequências aqui na minha casa. Eu, sinceramente, até o terceiro ano eu era uma menina muito muito muito bagunceira, estudava para passar de ano msm e não para passar em uma faculdade. E em relação a que curso tentar, eu nunca tive 100% de ctz que era AQUILO que eu queria, nunca mesmo, mas gostava de ajudar os outros, gostava de dar opinião pessoal para os outros, eu sentia uma certa abertura das pessoas para abrir sua vida pra mim. Com isso, eu meio que pensava em tentar psicologia, até pq eu conhecia pessoas que eram psicólogas e adooooram o que fazem. Porém, entretanto, todavia, é um curso infelizmente muito caro para o meu bolso e tive que ser obrigada a escolher outro, já que no meu terceiro ano eu não me empenhava em passar em uma pública.. Acabei optando por pedagogia, pois era um ramo mais próximo de psicologia e por ser digamos que um ramo interessante.

Hoje estou no meu terceiro ano de faculdade e com toda ctz, me descabelando e chorando que nem louca, pois é muita muita coisa, muita pressão, muitos estágios e até que estou gostando.. Único problema: salário de um professor.

Era aonde eu queria chegar nando, se você quer ser professor, você precisa ralar muito para conseguir um emprego bom e com salário bom, pq eu, como estudante de pedagogia, indo em escolas fazer estágios, observando como são as coisas lá, não é nada fácil. É muito trabalho para pouco salário e isso você tem que entrar ciente. Na minha sala, para vocÊ ter uma ideia, tem estudantes de pedagogia que trabalham em banco ou lojas de roupas, pq ganham melhor do que um professor.. Se você contar com um salário que irá ganhar, vamos chutar uns 1300 reais, para pagar uma faculdade boa, pagar contas você ta fodido meu querido. Eu assim que me formar, provavelmente irei entrar em outro curso para ver se o negócio melhora pro meu lado hahaha

Então assim, eu como experiência própria, te indico ir para um ramo que lhe agrade, mas que não seja um que não te porcaria de dinheiro nenhum, pois querendo ou não, você um dia irá precisar para pagar suas coisas (isso se já não paga) e o negócio vai aperta pra ti. Existem várias feiras de profissões, que eu infelizmente no meu terceiro ano não me interessei nem em ir nessas feiras, mas são muuuuuuito importantes para quem está com dúvidas. Lá existem vários tipos de cursos para você poder se identificar e ver se é aquilo msm que você quer ou não :)

Pois é, o problema é o salário pra ser professor. O pior de tudo de ser professor deve ser esses três pontos principais (entre vários zilhões de outros): aturar alunos mal educados, receber pouco, e ainda por cima, ter que levar um monte de trabalho pra casa muitas vezes. Meu amigo dá aula, ele diz que é de boa até, mas não acho que seja também não. Meu tio da aula de química e fica praticamente o dia todo, ou na escola ou em casa corrigindo provas/fazendo trabalhos. É complicado, o pior de tudo é tu ver que tu gastou um tempão com faculdade, pra no final não ser bem remunerado (quando na verdade deveria ser). Acho que se fosse pra entrar mesmo, seria mais por gostar de dar aula talvez, porque pelo salário já estarei ciente que não será lá aquelas coisas. Essas feirinhas eu nunca ouvi falar sobre elas, vou dar uma falada com minha mãe pra ver se ela escutou sobre. Btw, to naquela idade: terminei o ensino médio e to pra esperar a resposta do quartel, ou seja, tu não faz absolutamente nada, ninguém te emprega e agora que percebi, os cursos gratuitos ninguém te da a oportunidade. Então vou usar esse tempo que me resta pra ver bem o que quero e ver se eu conseguir escapar do quartel, se já consigo engatar um curso. Porque se for ir empurrando com a barriga, ferrou. Quando tu ve, já ta com 40 e poucos anos e não fez nada.

Por isso que to querendo pegar a área da informática, é o que ta no topo/entre as boas atualmente e é o que tem uma remuneração bem boa até. E como tenho uma certa afinidade (não peguei fundo pra ver mesmo se tenho ou não), acho que seria a área que eu mais me encaixaria nesse momento pra tentar algo.

Você não terá uma opinião formada ate que você curse algo ou teste aquela área. Não adianta você falar que gosta de ser professor ou ensinar se a remuneração não for boa. Você tem que pensar grande, ver o que vai dar certo quando você concluir o curso, qual área o mercado esta precisando mais, qual área ira te dar uma remuneração que te de uma qualidade de vida boa. Pesquise, na base de sugestões aqui você não ira tirar muita coisa. Se realmente estiver na duvida, faça Administração que eh um curso que foca muitas áreas.

Concordo.

Postei aqui porque seria o lugar pelo qual tem  mais gente entre a minha idade e talz e que tem o mesmo pensamento que eu, aí queria saber mais sobre o que cada um pensa.

Administração ou Recursos Humanos já pensei também. Esses são geralmente os cursos que a galera que ta na dúvida no que fazer acaba fazendo. Eu se fosse escolher entre um desses, pegaria RH acho, pelo que dei uma pesquisada, é o que mais me entenderia.

rezinha

Pois é, o problema é o salário pra ser professor. O pior de tudo de ser professor deve ser esses três pontos principais (entre vários zilhões de outros): aturar alunos mal educados, receber pouco, e ainda por cima, ter que levar um monte de trabalho pra casa muitas vezes. Meu amigo dá aula, ele diz que é de boa até, mas não acho que seja também não. Meu tio da aula de química e fica praticamente o dia todo, ou na escola ou em casa corrigindo provas/fazendo trabalhos. É complicado, o pior de tudo é tu ver que tu gastou um tempão com faculdade, pra no final não ser bem remunerado (quando na verdade deveria ser). Acho que se fosse pra entrar mesmo, seria mais por gostar de dar aula talvez, porque pelo salário já estarei ciente que não será lá aquelas coisas. Essas feirinhas eu nunca ouvi falar sobre elas, vou dar uma falada com minha mãe pra ver se ela escutou sobre. Btw, to naquela idade: terminei o ensino médio e to pra esperar a resposta do quartel, ou seja, tu não faz absolutamente nada, ninguém te emprega e agora que percebi, os cursos gratuitos ninguém te da a oportunidade. Então vou usar esse tempo que me resta pra ver bem o que quero e ver se eu conseguir escapar do quartel, se já consigo engatar um curso. Porque se for ir empurrando com a barriga, ferrou. Quando tu ve, já ta com 40 e poucos anos e não fez nada.

Por isso que to querendo pegar a área da informática, é o que ta no topo/entre as boas atualmente e é o que tem uma remuneração bem boa até. E como tenho uma certa afinidade (não peguei fundo pra ver mesmo se tenho ou não), acho que seria a área que eu mais me encaixaria nesse momento pra tentar algo.

de fato, para ser professor tem realmente que gostar e sentir prazer no que faz, pq infelizmente se for esperar um salário bom, é preciso de muito esforço MESMO para conseguir entrar para dar aula em um colégio, universidade boa. Eu acho que em todos os estados existem um tipo de feira de profissões. Alunos de vários cursos se reúnem num tipo de 'barraquinha' e explicam para as pessoas que estão prestando vestibular e estão ainda com dúvidas o que se trata tal curso. É muuuito bacana.. E lá você pode ter uma noção daquilo que será abordado no curso que você pensa em fazer etc. Bem legal :)

ghostarcher

Só uma coisa, não se escolhe profissão sem ao menos "testa-la". Se voce quer saber em que voce é bom e gosta, peça seus pais pra te levarem pra um dia de trabalho de algum profissional que voce se interesse e veja oq ele faz, se achar que não é pra voce, parta pra outro. É assim que se escolhe profissões(mais facil). Eu mesmo fiz enem ano passado e passei de prima, foi meu primeiro enem, em Eng. da Computação, se posso te falar, q se vc n gosta nada de eletrica, programação e principalmente matematica, nao precisa voce chegar nem perto do curso, pq vc vai odiar, escolhi porque tenho contato de todas as formas com eletronica, etc etc. Então va no dia a dia de um prof. e veja se gosta.

-[Junior]-

Estamos na era tecnológica manolo , se fizer algo voltado para informatica

não vai faltar trabalho para você.

recomento

ciências da computação

tecnologia da informação

engenharia da computação

'-'

Keshy

Cara, cheguei a ver isso de redes (é de informática né? se não for esquece o resto que vou escrever depois disso). Mas achei muito sei lá, não entendia com o que que mexia e não entendo até hoje aksokpasopkaskopsa. É tipo interligar internet em vários pcs, como é que é ?(desculpa a ignorancia e não ter procurado)

maómenu....

mais n to falando pra vc faze redes.. to dizerndo pra vc fazer algo que goste...

Kim

maómenu....

mais n to falando pra vc faze redes.. to dizerndo pra vc fazer algo que goste...

Fazer redes: Nivaldo aprova essa ideia!

1219790.jpg

aYvDulH.gif

Ices

maómenu....

Fazer redes: Nivaldo aprova essa ideia!

[img2]http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/small/1219790.jpg[/img]

[i22mg]http://i.imgur.com/aYvDulH.gif[/img]

Eu não sei fazer redes, só dormir nelas.

Fack

man, aquela velha historia, quem vive de amor é dono de motel, tem que visar o $$$$$, ser rico, ter um evoque branco, e sair viajando pelo mundo, comer as... comidas ::) e foda-se o resto!

images?q=tbn:ANd9GcT-ua3J45JLvs-TlGn1YsRAR_WCSg5ZvKhvAgG8i_I83jejlLDm